domingo, 15 de dezembro de 2013

PREMIO PROFESSORES DO BRASIL - PROFESSORA ELISABETH PEROTTI

                           PROFESSORA DE PORTUGUÊS DA EE DUQUE DE CAXIAS RECEBEU O PREMIO PROFESSORES DO BRASIL
link: http://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=42657

JUIZ DE FORA - 13/12/2013 - 15:55
Destaque nacional – Professoras da rede municipal de ensino recebem prêmio de educação em Brasília

"Verdadeiras embaixadoras da educação no Brasil". Assim foram reconhecidas as duas professoras da rede municipal de ensino que atuam no Centro Educacional de Referência Herval da Cruz Braz, ao receberem, nesta quinta-feira, 12, o 7º Prêmio Professores do Brasil, promovido pelo Ministério de Educação (MEC). Bruna Loures de Araújo Barroso e Maria Elisabeth Perotti de Oliveira, por meio do projeto pedagógico “Cultura de Sabores: Resgatando Valores”, foram contempladas com o prêmio nacional e inédito para Juiz de Fora. O evento de premiação aconteceu no Teatro Brasil 21, em Brasília, com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e outras autoridades do setor.

Concorrendo na categoria "Temas Livres" e na subcategoria "Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental", Bruna e Elisabeth disputaram com outros 3.220 relatos de experiências de educadores de escolas públicas, em diversas categorias. Elas foram as únicas da região sudeste que tiveram o trabalho selecionado no grupo ao qual se inscreveram, juntando-se a outras quatro práticas pedagógicas do país. "Fiquei muito emocionada com o evento, que foi lindo. Receber este prêmio é uma alegria muito grande", disse Bruna. Maria Elisabeth destacou o resultado do reconhecimento: "É muito gratificante, pois sabemos que, na escola, este trabalho foi muito além do livro que marcou a conclusão do projeto. A mudança que promovemos nos alunos foi o mais importante", declarou.

No evento, Mercadante falou sobre a importância do trabalho do professor e do gestor das instituições públicas brasileiras. "A educação nestas escolas tem avançado muito. Agradeço e parabenizo a todos vocês, educadores, que são construtores de sonhos. Que este prêmio sirva de estímulo constante para o aperfeiçoamento do trabalho dos que estão aqui hoje, comprovando que a educação é o caminho", enfatizou o ministro.

Após o pronunciamento de Mercadante, foi iniciada a premição dos 40 educadores autores de projetos e dos represantes das escolas contempladas. Bruna e Maria Elisabeth receberam troféu e placa das mãos do secretário de Educação Básica, Romeu Weliton Caputo, da diretora da Organização dos Estados Ibero-Americanos, Ivana Siqueira, e da diretora da Abrelivros, Maria Lúcia Kerr Cavalcanti. Em sua fala, Caputo valorizou o empenho dos professores e ressaltou que, no processo educacional, "os professores e os alunos são os principais atores. Parabenizo a todos os que estão aqui hoje e àqueles dois milhões de professores que, todos os dias, acolhem os mais de 50 milhões de alunos do nosso país".

Para o secretário de Educação, Weverton Vilas Boas, "além de a premiação ser motivo de grande orgulho para toda Juiz de Fora, nos traz a responsabilidade e a obrigação de buscarmos práticas pedagógicas inovadoras que estimulem, nos nossos alunos, o gosto pela prática do saber".

Após o evento, as vencedoras foram entrevistadas pela TV Escola, canal de televisão do MEC. Elas explicaram a proposta do Centro Herval da Cruz Braz e como o projeto contribuiu para os alunos da instituição. Na próxima semana, a emissora exibirá uma série sobre o Prêmio Professores do Brasil.

"Cultura de Sabores: Resgatando Valores"

Constituído por várias etapas, a iniciativa teve como culminância a confecção e o lançamento de um livro produzido pelos estudantes da escola, que leva o nome de toda a proposta pedagógica. A publicação foi financiada pela Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura de Juiz de Fora, por meio do Fundo de Apoio à Pesquisa na Educação Básica (Fapeb), no valor R$ 9,8 mil.

A ideia surgiu a partir de uma atividade desenvolvida no início de 2012. Segundo a professora Maria Elisabeth, foi sugerida a confecção de um caderno de receitas para que os alunos pudessem levá-lo para casa e oferecê-lo de presente no Dia das Mães. O envolvimento dos adolescentes foi tão significativo que motivou as professoras a incrementarem a proposta e transformá-la em um material rico e que registrasse a atividade de forma criativa. Além da receita favorita que alunos selecionaram para o livro, cada um escreveu um relato relacionado ao prato, algo que lembrasse a história ou a sensação vivenciada por meio da receita escolhida. O projeto também foi trabalhado de forma interdisciplinar. O livro conta com 104 receitas culinárias, acompanhadas de seus respectivos relatos.

* Informações na Assessoria de Comunicação da SE pelo telefone 3690-8497.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

domingo, 1 de dezembro de 2013

FORMANDOS 2013

A escolha da CAPA do CONVITE - Foto do quadro da Professora Vaneza Lara de Artes homenageada pelos alunos do 3º ano da manha -